Socorro! O meu chefe me persegue

Socorro! O meu chefe me persegue

Quem já teve a terrível experiência de conviver com um chefe inseguro, inconstante e perseguidor sabe exatamente o quanto e tensa esta convivência.

Há chefes que usam o cargo para oprimir seus colaboradores. Eles exercem sua liderança sob a ótica do medo e assim buscam manter o controle dos seus comandados.

Algumas situações são tão extremas que você começa a sofrer no domingo a tarde só em pensar no que lhe aguarda na segunda-feira.

Se você esta vivendo esta estressante situação, conheça 10 dicas que vão te ajudar a superá-la:
1. Aposte no diálogo

 Pergunte ao seu chefe de forma objetiva e profissional quais os pontos que você pode melhorar. Ao ter esta conversa, tenha cuidada para não parecer arrogante, nem parecer o coitadinho.

 

2. Evite desabafar com colegas de trabalho

Evite desabafar com os colegas de trabalho, primeiro; porque eles não têm o poder de resolver o seu problema e segundo; porque suas queixas podem se transformar em fofocas corporativas e aumentar mais ainda a perseguição.

 

3. Não tente ser o bajulador

Esta alternativa sequer deve ser cogitada.  A maioria das pessoas reprova esta atitude e a situação tende a piorar. Além disso, ser um bajulador não é mérito para ninguém.

 

4. Documente tudo

Quando você receber alguma tarefa, se for possível, peça por escrito, mas, não force a barra. Se as instruções forem dadas verbalmente, tente receber a confirmação via e-mail, sob a alegação de garantir que você entendeu tudo.

Isso irá lhe resguardar de problemas com os superiores em caso de sabotagem. Mantenha um arquivo com todas as solicitações feitas por ele.

 

5. Encare seu chefe como se ele fosse um cliente

Uma boa alternativa é tentar encarar seu chefe como um cliente que você precisa dele para ser pago. Tente atendê-lo da melhor maneira possível, estabelecendo uma relação conciliatória.

Nesse caso não e recomendado seguir ao pé da letra a máxima de que “o cliente sempre está com a razão”. Mas tente concluir as demandas do seu chefe com eficiência.

 

6. Seja flexível

Tente ser mais flexível, procure estar aberto a mudanças. Bater de frente com o seu chefe não lhe trará beneficio algum.

Se você se preparar para o convívio com pessoas de comportamento instável, dificilmente você irá se abalar com as inconstância do seu chefe.

 

7. Entregue o máximo que puder

Faça o seu trabalho com eficiência, cumpra seus prazos e surpreenda fazendo mais do que foi solicitado. Essa atitude vai neutralizar as cobranças do seu chefe.

 

8. Estabeleça limites

Mesmo tratando-se de seu superior você não pode aceitar todo tipo de comportamento negativo. Apesar de precisar do emprego é fundamental que você imponha os seus limites. Não deixe que o chefe se acostume a práticas desrespeitosas. Estabeleça os seus limites e deixe claro que não vai aceitar desrespeitos.

 

9. Converse com o RH quando se tornar insustentável

Vale a tentativa de conversar com o RH ou com o superior do seu chefe. No entanto, certifique-se de que a empresa que você trabalha é aberta a este tipo de diálogo. Do contrário, você pode sair prejudicado.

 

10. Estabeleça um prazo para solucionar o problema

Se não houver progresso durante o prazo que você estabeleceu,  comece a procurar outro emprego ou tente uma transferência para outras áreas da empresa.

O importante é que você não jogue fora as possíveis oportunidades oferecidas pela sua empresa por causa do seu chefe, nem jogue sua vida fora tentando suportar pressões e tensões desnecessárias.

Pense nisso e viva melhor!

Se esse texto foi útil para você compartilhe com seus amigos nas redes sociais e me ajude a ajudar outras pessoas.

 

Conheça o treinamento online O Poder do Foco e conquiste a vida que você sempre quis. SAIBA MAIS CLIQUE AQUI

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta