A parábola da ovelha perdida

A parábola da ovelha perdida

“Então Jesus lhes contou esta parábola: “Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa.

Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.

Resumo da parábola

Jesus, ao apresentar esta parábola, quis mostrar o tamanho do amor de Deus pelas pessoas que estão perdidas. Ao perder uma das cem ovelhas que pastoreava, o homem deixa as 99 que estão salvas e inicia uma verdadeira jornada em busca daquela que ficou para trás. Quando a encontra, ele faz uma grande festa e convida todas as pessoas próximas para celebrar o retorno da ovelha desgarrada.

O que podemos aprender? 

Jesus afirma que cada ovelha é única e muito valiosa aos olhos do pastor. Da mesma forma, cada vida tem valor inestimável para Deus. Ele nunca rompeu sua relação com o homem; pelo contrário, foi o ser humano que se perdeu no caminho, se distraiu e não conseguiu seguir mais os passos de seu Pastor. O Senhor não precisava de nós, pequenas criaturas, mas, mesmo assim, por conta do Seu imenso amor e misericórdia, enviou Jesus ao mundo para que pagasse, com o próprio sangue, o resgate por todos nós que estávamos perdidos. Jesus disse: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (João 10:11).

Tenho certeza que muitas pessoas que ouviram essa parábola acharam que o pastor foi irresponsável ou desatencioso, por deixar as outras ovelhas que estavam salvas, para ir atrás daquela que se perdeu. No entanto, Jesus quis mostrar que as pessoas que estão perdidas precisam de maior atenção e de maiores cuidados do que aquelas que já estão com Ele.

Essa parábola de Jesus mostra que, ao encontrar sua ovelha perdida, o pastor faz uma grande festa. E é exatamente isso que acontece no céu quando um pecador consegue entende o amor e o sacrifício de Deus por ele e, arrependido, volta aos braços do Pai. Se você é como essa ovelha, saiba que o Senhor te procura e Ele quer te achar! Mas se você já foi encontrado, ore para que Deus te capacite para ajudá-Lo a encontrar outras ovelhas que ainda estão perdidas pelo mundo afora.

Para refletir

Entendo que exista dentro dessa parábola uma mensagem de Deus especial para todas as igrejas. Vivemos dias difíceis onde, por um lado algumas pessoas não querem ser ovelhas e, por outro, alguns pastores fazem mal uso do cajado que lhes foi confiado. Tanto um como o outro estão errados. Todo crente precisa ser ovelha e, portanto, precisa ser pastoreado. E, todo pastor precisa compreender a importância de seu serviço e fazê-lo com muito zelo, como quem haverá de prestar contas diante dAquele que deu a Sua vida pelas ovelhas.

Agora é com você

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

Lucas 15:3-7

Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/parabolas-de-jesus-a-ovelha-perdida

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM

13

29

Não há comentários

Deixe uma resposta