Parábola da grande ceia

Parábola da grande ceia

“Jesus respondeu: Certo homem estava preparando um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: Venham, pois tudo já está pronto.

Mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘Acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por favor, desculpe-me’. Outro disse: ‘Acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las. Por favor, desculpe-me’. Ainda outro disse: ‘Acabo de me casar, por isso não posso ir’. O servo voltou e relatou isso ao seu senhor.

Então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. Disse o servo: ‘O que o senhor ordenou foi feito, e ainda há lugar’. Então o senhor disse ao servo: ‘Vá pelos caminhos e valados e obrigue-os a entrar, para que a minha casa fique cheia. Eu lhes digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete’”.

RESUMO DA PARÁBOLA

Nesta parábola, Jesus conta que um homem muito rico havia planejado um grande jantar em sua casa. Ele organizou tudo, contratou cozinheiras, garçons e, provavelmente, até uma banda para animar o evento. No dia do banquete, aquele homem pediu para que um de seus funcionários fosse até os convidados para avisá-los de que tudo estava preparado e a mesa já estava posta. Os convidados, porém, não fizeram muita questão do aviso e apresentaram várias desculpas para justificar a ausência na festa. Eles estavam mais preocupados com as suas coisas do que com aquele jantar. Entristecido com a recusa daquelas pessoas, o homem disse ao funcionário para que trouxesse ao banquete todos os pobres que ele encontrasse pelo caminho.

O QUE PODEMOS APRENDER?

O homem que preparou aquela grande festa é o próprio Deus. Ao contar essa parábola, Jesus nos lembra que o Pai deseja que os seus convidados participem do banquete de amor e alegria que ele vem preparando há muito tempo. Esse banquete nada mais é do que o “…Reino de Deus que está preparado desde a criação do mundo” (Mateus 25:34) e que agora, “…na plenitude do tempo” (Gálatas 4:4), o Senhor convida todos a aproveitarem essa festa ao Seu lado! É o melhor de todos os convites!

Porém, aqueles que foram convidados primeiro, não mostraram o menor interesse em se assentar à mesa com o Senhor. Fizeram pouco caso, preferiram cuidar dos seus interesses do que ceiar com Ele. A parábola mostra como os escribas e fariseus, apesar de suas palavras, desvalorizavam o Reino de Deus. Deus então, manda chamar os “os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos” para ocupar os lugares em Sua mesa. Sabe quem são essas pessoas? Você e eu! Nós não éramos dignos de estarmos na presença do Senhor, mas mesmo assim, Ele escolheu nos convidar para a Sua grande festa, para o Seu Reino.

Jesus quer nos dizer nessa parábola que o Reino de Deus é de graça, e que aqueles que estão cheios de si mesmos não terão vontade de desfrutar da comunhão de Deus. E por fim, Ele disse que nenhum daqueles que rejeitaram o convite provará do banquete, seja aqui na Terra ou na Eternidade (Lucas 14:16-24).

PARA REFLETIR

Imagine só a seguinte cena: a campainha da sua casa toca. Você atende a porta e se depara com um entregador. Ele te dá um envelope bonito, feito de um papel muito refinado e com uma fita dourada. Dentro dele há um convite escrito: “O Grande Eu Sou, Deus do Universo, te convida para um jantar em Seu palácio. Contamos com a sua presença“.

O que você faria? Abriria mão de todos os outros compromissos que você tem naquele dia, para ir ao banquete, ou agradeceria o “Anfitrião”, mas recusaria o convite com a desculpa de que sua agenda está lotada? Deus nos envia convites para a Sua festa todos os dias, com a esperança de receber uma resposta positiva de nossa parte. Pense nisso!

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

Lucas 14:16-24

Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/parabolas-de-jesus-a-grande-ceia

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM

Não há comentários

Deixe uma resposta