A parábola da casa sobre a rocha

A parábola da casa sobre a rocha

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”

RESUMO DA PARÁBOLA

Jesus falou sobre as escolhas de dois homens. Os dois construíram casas, contudo, cada um deles usou um alicerce diferente para edificá-las. Enquanto o homem prudente construiu sua moradia sobre uma rocha, o insensato a levantou sobre a areia. Cristo contou sobre a diferença das duas construções e as comparou com aqueles que ouvem e praticam a vontade de Deus, e os que a ignoram.

O QUE PODEMOS APRENDER?

A nossa fé é como o alicerce de uma construção. Ela não faz parte da decoração, ninguém vê, mas se ela não existir, tudo desaba. O alicerce e a fé têm muitos pontos em comum e foi sobre ela que Jesus falou quando disse essa parábola. A parábola fala de duas casas e cada uma com um tipo de alicerce. A Bíblia diz: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). Ou seja: todos nós temos a oportunidade de ouvir a Palavra do Senhor pelo menos uma vez na vida, e o que fazemos com o que ouvimos é que vai fazer toda a diferença em nossa caminhada na terra e, principalmente, no momento em que tivermos que acertar contas com o Pai Celestial.

Segundo as palavras de Jesus, tanto o homem prudente quanto o insensato tiveram a mesma oportunidade de escutar a Palavra de Deus; a diferença, porém, surgiu quando as chuvas, enchentes e ventos fortes (dificuldades da vida) vieram contra a casa (fé) deles. Aquele que praticou tudo o que ouviu da Bíblia, não foi derrubado quando as provações vieram, já o outro que desprezou os ensinamentos da Palavra de Deus, não teve sustentação e força para ficar de pé.

Diante dessa parábola, temos que entender que a fé é o alicerce de nossas vidas, mas se não for colocada em prática, ela morre (Tiago 2:17). Devemos a cada dia colocar em prática o que ouvirmos, pois quando os dias difíceis vierem, será a Palavra de Deus que irá nos sustentar. Se o nosso alicerce for bom, nossa casa irá sobreviver a qualquer ataque externo. A Rocha é Jesus. Quem edifica sua vida sobre o fundamento da fé e pratica Sua Palavra tem a segurança de enfrentar toda e qualquer tribulação sem se abalar. Já quem ouve a Palavra, mas faz pouco caso dela, infelizmente, terá suas estruturas abaladas a qualquer sinal de tempestade.

PARA REFLETIR

Diante dos ensinamentos de Jesus nesta parábola, você não acha que seria importante trocar seu alicerce de areia pela Rocha firme que é Jesus? Se você decidir que sim e começar a praticar a Palavra de Deus, você ganhará uma vida nova e nada poderá te separar do amor de Deus!

AGORA É COM VOCÊ

Durante o estudo dessa parábola de Jesus você conseguiu observar mais alguma mensagem? Ela falou ao seu coração de uma maneira especial? O que você aprendeu nessa parábola de Jesus que pode ser aplicado em sua vida?

(Mateus 7:24-27)

Fonte: http://www.pastorantoniojunior.com.br/mensagens-evangelicas/parabolas-de-jesus-casa-sobre-a-rocha

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta