Os três caminhos

Os três caminhos

Em certa ocasião, um membro de uma tribo de índios apresentou-se furioso diante do cacique o informou de que estava decidido a vingar-se de um inimigo que o tinha ofendido gravemente. Iria matá-lo imediatamente.

O cacique escutou-o atentamente e disse-lhe que executasse sua vingança, mas antes tinha que encher seu cachimbo de fumo, sentar-se ao pé da árvore sagrada e fumar calmamente até acabar o fumo. Assim fez. Tardou uma hora em fumar o cachimbo. Depois sacudiu as cinzas e foi procurar o cacique.

– Pensei melhor – disse ao cacique. – Creio que exagerei querendo matar meu inimigo. O que devo fazer é dar-lhe uma boa surra para que nunca mais se esqueça da ofensa que me fez.

Outra vez, o velho cacique aprovou a sua decisão, mas novamente lhe pediu que antes enchesse seu cachimbo e o fosse fumá-lo sob a mesma árvore sagrada.

O índio cumpriu novamente o pedido do cacique e durante meia hora fumou e meditou… Foi de novo ao encontro do cacique e lhe disse que pensando melhor no assunto achava melhor não castigar seu ofensor fisicamente. Mas iria até ele e o recriminaria pela sua má ação, fazendo-o passar vergonha diante de toda a tribo.

Como sempre, o sábio cacique o escutou bondosamente e mais uma vez lhe pediu que fosse fumar seu cachimbo debaixo da árvore sagrada e meditasse mais um pouco. O índio meio chateado, mas muito mais calmo, sentou-se sob a velha árvore e foi convertendo em fumaça seu fumo e seu problema.

Quando acabou, dirigiu-se ao cacique e lhe disse:

– Pensando bem, vejo que a coisa não foi tão grave assim… Irei até ele e lhe darei um abraço. Dessa maneira recupero um amigo que certamente vai arrepender-se do que me fez.

O cacique deu-lhe de presente duas cargas de fumo para que os dois fossem fumar seus cachimbos sob a árvore sagrada da tribo. E acrescentou:

– Era isso precisamente que queria pedir-lhe, mas não podia dizer-lho eu. Era necessário dar-lhe tempo para que você mesmo o descobrisse.

Lenda indígena

 

Nunca tome decisões sem antes fazer uma boa reflexão!

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

 

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta