O sucesso não é obra do acaso

O sucesso não é obra do acaso

Há pessoas que passam a vida inteira esperando obter êxito em suas vidas, elas sonham, planejam, até tentam, mas, ao final nada acontece, além de derrotas e frustrações.

Por outro lado, há pessoas que têm uma vida marcada pelo sucesso. Elas atingem metas, realizam sonhos, constroem, prosperam. São indiscutivelmente pessoas de sucesso.

Mas afinal, o que leva estas pessoas ao sucesso? Será que é obra do acaso ou do destino, ou existe algo de especial nestas pessoas que as fazem triunfar.

Seguramente podemos afirmar, que o sucesso não é obra do acaso e não está relacionado à ação do destino, afinal, Deus, o nosso criador, nos deixou o livre arbítrio, que nos desvincula dessa ideia de destino.

O fato é que apesar do sucesso depender de nossas ações, não existe uma receita que possa nos conduzir ao sucesso, porém, há estudos que comprovam que pessoas bem sucedidas possuem características em comum, o que nos leva a crer serem estas características fundamentais para o sucesso.

Se você não tem obtido sucesso na sua vida, se tem se esforçado e todo seu esforço tem sido em vão, conheça as 10 principais características das pessoas de sucesso e mude sua forma de ser e de agir, para aumentar suas chances de sucesso. Confira!

 

As 10 caraterísticas comuns às pessoas de sucesso

 

Característica #1 – Inteligência emocional elevada

As pessoas de sucesso possuem um elevado grau de inteligência emocional.

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com suas emoções e as emoções dos outros, ela determina como você vai reagir diante de situações tensas do dia-a-dia.

Para saber mais sobre inteligência emocional leia nosso artigo – (Inteligência emocional: 10 dicas para aumentar a sua) 

 

Característica #2 – Boa Comunicação  

“Quem não se comunica se trumbica”. Já dizia o saudoso Chacrinha.

A Comunicação  é a habilidade de externar informações, emoções, opiniões de um indivíduo para outro.

Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, maior será o bem-estar existente entre elas e mais produtiva e eficiente será esta convivência.

Imagine, por exemplo, dois casais; um desses casais consegue manter uma boa comunicação, apesar dos problemas a que qualquer casal esta sujeito, já o outro casal, não consegue se comunicar, não se entende, é como se falassem idiomas diferentes. Qual destes casais tem mais chances de sucesso no relacionamento?

Quando a comunicação não é eficiente qualquer relacionamento, seja profissional ou pessoal, tende a fracassar.

 

Característica #3 – Liderança

Liderança é a competência para comandar pessoas, para atrair seguidores, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos.

O líder tem habilidades como carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar aqueles que o rodeiam.

Quem sabe liderar sempre terá pessoas prontas a seguir suas ideias e projetos. Afinal, ninguém faz nada sozinho.

 

Característica #4 – Entusiasmo

Pessoas de sucesso são entusiastas, elas falam dos seus projetos com verdadeira paixão.

Recentemente vi na TV uma matéria de um casal que para fugir da crise resolveu vender chicletes na praia. Este casal fez um sucesso tremendo e sabe por quê? Porque eles tinham muito entusiasmo.

Pra ilustrar melhor, entenda o que eles fizeram: O marido fabricou uma banquinha que carregava na cintura e saia pelas praias com um pequeno microfone e um caixa de som móvel oferecendo os chicletes, dizendo: – chicletes, chicletes, chicletes…

A lição é: Faça com entusiasmo, quer você seja dono de uma banquinha de chicletes, quer de um grande restaurante. Se não fizer com entusiasmo dificilmente terá sucesso.

Pessoas entusiasmadas fazem o melhor e atraem pessoas entusiasmadas!

 

Característica #5 – Autoconfiança

Acredite em você antes de tudo. Nada será conquistado se você não acreditar na sua capacidade de realização.

Uma ótima forma de potencializar essa crença é fazer uma análise realista de si mesmo, para identificar seus pontos fortes e fracos, pois, o autoconhecimento gera autoconfiança.

No entanto se você acreditar que pode ou que não pode de ambas as formas você terá razão. Portanto a decisão é sua!

Mas, não esqueça pessoas bem sucedidas são pessoas autoconfiantes.

 

Característica #6 – Disposição para correr riscos

Diz o ditado: “Quem não arrisca, não petisca.” Pessoas de sucesso têm disposição para correr riscos, elas sabem que arriscando poderão errar, no entanto, também sabem que se não arriscarem nunca irão acertar.

Vale dizer, que não estou falando de se atirar as escuras, mas sim de correr riscos calculados.

 

Característica #7 – Foco

Ter foco significa esta concentrado nas metas e objetivos, sem permitir  que as distrações do cotidiano alterem o curso do plano traçado.

Pessoas de sucesso mantem o foco nos objetivos e não desviam suas ações das metas estabelecidas.

Uma excelente dica para quem deseja resolver definitivamente a questão de falta de foco, em pouco tempo é o treinamento – O poder do foco, para saber mais sobre o treinamento clique aqui!

 

Característica #8 – Resiliência

A resiliência é a capacidade do indivíduo de lidar com situações adversas, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação, sem ceder a pressões.

Uma pessoa resiliente, consegue buscar por soluções ou formas de adaptação, quando, por exemplo, perde o emprego, quando morre uma pessoa querida, quando descobre ser portador de doença grave, situações em que pessoas comuns se abateriam elas permanecem de pé.

 

Característica #9 – Comprometimento

Pessoas de sucesso são comprometidas, elas fazem tudo com muita atenção aos detalhes, elas sempre terminam o que começam e não deixam nada pela metade.

Uma pessoa comprometida cumpre prazos e horários e não vive dando desculpas por seus atos e nem procura culpados pelos erros cometidos.

As pessoas, verdadeiramente, comprometidas são aquelas que todos sabem que podem contar com elas.

 

Característica #10 – Visão de curto, médio e longo prazo

Pessoas de sucesso conseguem enxergar na semente o fruto, ou seja, elas sabem que precisam preparar o solo, plantar a semente, aguardar brotar, regar e esperar dar fruto, para começar a colheita.

Ter visão de curto, médio e longo prazo é uma característica muito importante para o sucesso. Afinal, ninguém chega ao topo de uma escada sem passar pelos degraus.

Pessoas que não tem visão de curto, médio e longo prazo, tentam buscar atalho em tudo, elas querem chegar ao topo da escada, mas, não estão dispostas a percorrer os degraus e fatalmente acabam fracassando.

 

Bom, agora que você conhece estas características, sugiro que você absorva em seu perfil pessoal aquelas que você não possui e passe a assumir uma nova postura na busca de seus objetivos. Sucesso!

Pense nisso e viva melhor!

Se este texto foi útil para você compartilhe com seus amigos nos ajude a levar este conteúdo ao maior número de pessoas possível.

Não esqueça de deixar seu comentário, sua opinião é muito importante para mim.

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta