Nenhum problema? Nenhum progresso!

Nenhum problema? Nenhum progresso!

“O problema não é que existam problemas. O problema é esperar outra coisa e pensar que ter problemas é um problema. ” – Theodore Rubin

Qual é a sua perspectiva sobre problemas? Você sabe na sua mente que eles deveriam ser esperados, mas deseja no seu coração que eles poderiam simplesmente desaparecer? É assim que a maior parte das pessoas pensa sobre os problemas. Elas fazem planos com a expectativa de que tudo vai correr bem 100% do tempo e depois são surpreendidas quando surgem problemas.

O problema desta abordagem é que é irrealista. E tal como Theodore Rubin disse, isso cria os seus próprios problemas adicionais. Acredito que é melhor esperar que aconteçam problemas e procurar uma nova maneira de os abordar. Uma vez que vão surgir problemas, como é que os podemos ver de forma diferente?

Há uns anos, criei um acrônimo para a palavra PROBLEMA que utilizei para prender o meu pensamento e mudar a minha perspectiva. Isso deu-me poder para me preparar para os problemas, abordá-los de forma criativa e focar-me em encontrar soluções. Espero que consigo faça o mesmo.

PROBLEMAS são…

Preditores – frequentemente, encarar um problema abre os seus olhos para outras questões que possam surgir. O que é que este problema lhe pode dizer sobre o que pode acontecer mais à frente?

Lembretes (Reminders) – Quais são os seus valores, objetivos e prioridades? Um problema pode tornar tudo mais claro. Ao adoptar esses lembretes, você pode encontrar a solução que pode implementar com integridade.

Oportunidades – Ver um problema desta maneira motiva-o a enfrentá-lo com confiança e optimismo, porque deixa de ser algo a evitar mas algo que deve ser “abraçado”.

Bênçãos – os problemas não são todos negativos; por vezes eles indicam-nos numa direção mais benéfica. Ou têm como resultado algo melhor do que aquilo que planeamos.

Lições – Perguntar “O que é que posso aprender com isto?” conduz ao crescimento pessoal. Ver os problemas como lições liberta-nos para os usar como trampolins para aprender alguma coisa nova.

Em todo o lado (Everywhere) – Espere problemas e não se sentirá tentado a tentar evitá-los. O primeiro passo para resolver de forma criativa um problema começa com aceitar a realidade.

Mensagens – O que é que um problema pode dizer-lhe sobre si, os seus colegas ou sobre a situação? Procurar a mensagem no problema muda o seu foco do negativo e permite-lhe aprender com a situação.

Solucionável – Isto faz a diferença entre progresso e estagnação. Ver os problemas como tendo solução liberta-o para usar a sua criatividade enquanto segue em frente.

Albert Szent-Gyorgyi disse, “Criatividade é ver o que toda a gente viu e pensar aquilo que mais ninguém pensou.”

Mude a sua compreensão dos problemas e vai ser capaz de ver soluções onde os outros vêm becos sem saída. Isto vai abrir portas de oportunidade para crescer e ultrapassar a adversidade.

Ao esperar problemas, aceitá-los e abordá-los com criatividade, fica melhor equipado para os resolver e progredir na vida.

Autor: John Maxwell

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida.

Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta