Não desperdice o lado bom das adversidades

Não desperdice o lado bom das adversidades

A adversidade é (ou parece) cruel, desagradável e não nos faz sentir nada bem. Parece que esta primeira fase é o que todos nós sabemos sobre as adversidades, mas a verdade é que podemos olhar muito mais longe através delas.

Todos nós enfrentamos algum tipo de adversidade em nossas vidas; de fato, talvez você já tenha passado por uma recentemente ou irá passar em breve. Neste sentido, há pessoas que não suportam as adversidades e outras que, por outro lado, estão tão acostumadas a elas que parecem fazer parte de sua vida cotidiana.

“Não há ninguém menos afortunado do que o homem que a adversidade esqueceu, já que ele não teve a chance de ser testado”. -Sêneca

Não se deixe vencer pelas adversidades.

Existe uma coisa que é muito importante ter em conta: a adversidade pode te passar uma fatura emocional se você deixar que ela vença. Isso é algo comum na vida das pessoas, pelo simples fato de que não temos o controle sobre muitas coisas que acontecem conosco. Vai depender de como enfrentamos as coisas que fazem bem ou mal ao nosso bem-estar mental.

A verdade é que você pode aprender muito com as adversidades que a vida te apresenta, você só terá que tentar perceber que por trás de uma adversidade pode haver uma grande oportunidade de aprendizado. Não é uma boa ideia se esconder das adversidades ou fugir delas. Mas, como você pode aproveitar tudo o que as adversidades têm para oferecer?

“A prosperidade não existe sem medos ou dificuldades, nem a adversidade sem consolos e esperanças.” -Francis Bacon

A compreensão profunda do funcionamento do mundo e do seu papel nele.

Cada vez que há uma adversidade na sua vida, você pode criar o hábito de se fazer perguntas acerca dos diferentes pontos de vista de um mesmo fato. Todas as adversidades vão te ensinar uma lição única e diferente, algo que vai te proporcionar habilidades, graças às quais você vai poder mudar até o seu estilo de vida.

É necessário que você não minta e que seja sincero, pois o que funciona para alguns não tem necessariamente que funcionar para os outros. Neste sentido, é importante que você use a adversidade como uma oportunidade para se desenvolver mais (pode ser uma força, uma habilidade ou uma nova forma de ver o mundo).

“A maior parte das pessoas gasta mais tempo e energia fugindo dos problemas do que tentando resolvê-los.” – Henry Ford

Depois da tempestade sempre vem a bonança.

Depois de ter vivido um episódio de adversidade e quando as águas emocionais já estão mais calmas, você se dará conta de como isso pode fortalecer os seus princípios e os seus valores morais. Você vai começar a desenvolver um conjunto de crenças e ideais sobre o que é correto e o que não é.

As adversidades podem aparecer na sua vida de diferentes formas, mas todas têm a mesma função: fazer com que você veja que deve reduzir a velocidade e o ritmo da sua vida, que deve se centrar nas prioridades para curar o que te incomoda e voltar ao seu equilíbrio emocional.

A adversidade vai te ajudar a entender o seu ambiente e a encontrar o verdadeiro caminho da sua vida, pois os obstáculos ajudam a tomar medidas para mudar algo que você quer e enfrentar os desafios que eles podem trazer.

Você poderá entender o seu próprio valor e o valor dos outros.

Nos momentos de adversidade, vão ficar do seu lado os amigos que realmente te amam e os familiares que realmente importam na sua vida. No entanto, em última análise, é você que decide pela sua vida e você que faz as coisas acontecerem.

Por isso, quando houver uma adversidade, você deve ter a coragem de seguir em frente, mesmo quando tiver que lidar com isso sozinho. A sua coragem vai te fortalecer o tempo todo e você vai aprender graças às circunstâncias daquilo que está acontecendo.

Às vezes, a adversidade pode fazer com que você saia para pedir a ajuda de outras pessoas. Ao mesmo tempo, isso fará com que você se sinta agradecido, pois graças às suas mãos amigas, ao seu próprio caráter e à sua atitude, você vai perceber como é capaz de superar qualquer desafio ou adversidade que encontrar pelo caminho.

Não fuja das adversidades, você deve enfrentá-las para poder desfrutar o impacto que elas terão sobre a sua vida, você vai poder sair da sua zona de conforto e melhorar o seu estilo de vida. Mas sabe qual é a única forma de desfrutar os benefícios das adversidades? Tendo um coração feliz.

Se você se sentir feliz, vai poder mudar o mundo, ter uma nova perspectiva das coisas e também aproveitar tudo o que é bom dos obstáculos que aparecem na sua vida. Assim, você vai notar que embora a adversidade possa deixar a sua vida um pouco mais complicada, se você a tratar com alegria poderá obter o máximo proveito dela.

(Fonte: A mente é maravilhosa)

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida.

Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta