Marketing Pessoal: Como reconstruir sua imagem

Marketing Pessoal: Como reconstruir sua imagem

Às vezes cometemos erros e adotamos posturas que mancham a nossa reputação diante da nossa família, amigos, no meio social e no ambiente de trabalho,  prejudicando nosso marketing pessoal.

Conviver com estes erros acaba sendo uma carga enorme a suportar, principalmente pelo efeito negativo que eles causam na nossa imagem.

Reconstruir nossa boa imagem diante de tal cenário não é tarefa das mais fáceis, porém, com paciência e adotando algumas posturas é possível vencer estes obstáculos e alavancar seu marketing pessoal.

Se você está vivenciando um momento como este onde a sua imagem e seu marketing pessoal estão em baixa, não se desespere neste artigo vou te ajudar indicando 7 passos simples, que se adotados corretamente, poderão resgatar sua boa  imagem, vejamos:

 

Passo #1. Reconheça seus erros e peça perdão

Reconhecer nossos erramos e pedir perdão é talvez o passo mais importante a dar para reconstruir nossa imagem.

Quando reconhecemos nossos erros e pedimos perdão estamos dando as pessoas a oportunidade de nos perdoar ou não, portanto, se você não receber o perdão não se aflija, você já fez a sua parte.

Se você for perdoado ou não siga enfrente na certeza de ter feito tudo que era possível para aquele momento e isso já é o seu seu marketing pessoal em ação.

 

Passo #2. Perdoe-se e siga adiante

Além de reconhecer seus erros e pedir o perdão dos outros, você terá que perdoar a si mesmo, pois, só assim você vai conseguir tirar o enorme peso da sua consciência.

Se você não for capaz de perdoar-se dificilmente vai ter forças para seguir adiante, pois, o sentimento de culpa irá lhe perseguir, impedindo que você atue na reconstrução da sua reputação.

Quando você liberar o seu próprio perdão você vai começar a compreender que independente do seu erro, você tem qualidades que se bem trabalhadas superam e muito os erros já cometidos.

 

Passo #3. Assuma uma nova postura

Agora que você já entendeu a importância do perdão na reconstrução da sua imagem, saiba que você deverá assumir uma nova postura e não cometer os mesmos erros, afinal, não podemos persistir nos erros com a desculpa de que sempre poderemos pedir perdão.

Aprenda com as lições extraídas dos seus erros e comece a agir de forma diferente e com o passar do tempo o seu bom comportamento irá se sobrepor aos seus erros e você passará a ser visto de forma positiva.

 

Passo #4. Não fique na defensiva

Não perca seu tempo tentando se justificar a todo o momento, o que passou, passou e agora e tempo de seguir adiante, confiante que tudo ira ser diferente.

Quanto mais você tentar se explicar e se defender, mais ficará exposto ao julgamento das pessoas, que na maioria das vezes só vai tentar te colocar para baixo.

 

Passo #5. Evite tentar recompensar  por seus erros

Há erros que você poderá reparar com uma compensação, quer seja uma reparação material, quer seja realizando alguma ação compensatória e há erros que não, saber decidir sobre isso é muito difícil tome muito cuidado.

Fazer a escolha erra na tentativa de compensar alguém poderá causar um prejuízo maior ainda, pois, o outro poderá entender que você esta tentando compra-lo e isso poderá afetar mais ainda a sua imagem, seja cauteloso.

 

Passo #6. Guarde as lições aprendidas com seus erros

Analise sem culpa as suas ações e identifique quais as lições que você pode retirar dos erros e guarde-as na sua mente e sempre que você estiver diante de uma situação semelhante você vai conseguir tomar a decisão correta.

 

Passo #7. Trabalhe sua autoestima

A autoestima é a qualidade que nós damos a nós mesmos. Toda vez que fazemos uma avaliação subjetiva de quem nós somos, a nossa autoestima entra em jogo.

Manter a autoestima elevada é crucial nesse processo de reconstrução, pois, é ela que vai lhe ajudar a suportar as criticas e os julgamentos que você estará sujeito a passar.

Para saber mais sobre autoestima leia o nosso artigo (10 Exercícios Para Elevar Sua Autoestima)

Após seguir esses simples passos você sentirá um alivio gradual  em sua vida e verá que aos poucos sua imagem vai sendo reconstruída e que as pessoas começam a lhe enxergar com outros olhos.

Pense nisso e viva melhor!
Se este texto foi útil para você nos ajude a levá-lo a mais pessoas, compartilhando-o com seus amigos.
Se possível deixe seu comentário eu quero saber sua opinião.

 

 

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta