A lição de Anteu

A lição de Anteu

Anteu, na mitologia grega e na mitologia berbere, era filho de Posídon ou Poseidon (deus do mar, conhecido como Netuno na mitologia romana) e Gaia (a mãe da terra na mitologia).

Anteu era extremamente forte quando estava em contato com o chão, já que era filho da deusa da terra (Gaia). Desafiava todos os seus possíveis rivais para combates corpo a corpo que terminavam invariavelmente com a morte do seu adversário.

Um dos seus objetivos era utilizar os esqueletos dos viajantes que matava para edificar um templo em honra do deus seu pai (Posídon). No entanto, ele ficava extremamente fraco se perdesse o contato com a terra.

Hércules descobriu a sua fraqueza. Ele entendeu que nunca conseguiria vencer Anteu atirando-o contra o chão. Hércules conseguiu vencê-lo levantando-o do chão, mantendo-o suspenso até à morte.

Como a palavra “humildade” tem sua origem em “húmus” que quer dizer terra (em latim) e que tem a mesma origem de “humanus”, fico pensando na lição de Anteu.

Quando um líder, um chefe, uma pessoa qualquer deixa de ter contato com a terra, com o chão, o que a faz “humilde”, começa a voar, a se achar, a perder o contato com a terra e se torna soberbo, arrogante, orgulhoso, vaidoso e aí começa o seu fim até a morte, ele perde a força dos humildes, dos que têm os pés no chão.

E no mundo em que vivemos são muitos os que querem nos tirar do chão, da terra. São muitos os bajuladores que querem nos fazer acreditar que somos invencíveis. São muitos os que nos querem destruir nos fazendo sair do chão, da realidade, das lições da humildade.

Igualmente são muitos os que caem na armadilha da vaidade, da soberba e da arrogância sem entender a lição de Anteu que nos ensina a nunca sair do chão, a nunca deixar a terra, pois quem tirar os pés do chão, como um moderno Anteu, com certeza ficará fraco e por certo será vencido.

Pense nesta lição que a mitologia grega nos dá. Veja como ela nos ensina a nunca tirar os pés do chão; a nunca perder a visão de que ninguém chega ao pódio sozinho; a nunca perder de vista a importância da virtude a humildade.

Pense nisso. Sucesso!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta