Como Vencer a Timidez e Melhorar as Relações Interpessoais

Como Vencer a Timidez e Melhorar as Relações Interpessoais

A timidez, que é uma característica presente em milhares de pessoas, pode ser um charme para alguns. No entanto, essa vergonha exagerada pode afetar as relações interpessoais, quando não é controlada, e prejudicar a pessoa seja no momento de buscar um novo emprego, de ter conversas com a equipe de trabalho, na universidade, nos cursos e em diversos outros aspectos da vida.

São vários os fatores que podem levar à timidez, como a falta de autoestima e confiança em si mesmo, entre outros. Mas existem técnicas e dicas que podem auxiliar muito quem sofre com o problema.

Você sabe como perder a timidez? Nesse artigo, elaboramos diversas dicas para que você tenha mais sucesso nas relações interpessoais e elimine essa vergonha que sente em público de uma vez. Acompanhe abaixo:

Trabalhando a autoestima

Boa parte das pessoas que apresentam problemas de timidez têm transtornos em relação à autoestima. O problema pode ser em diversos aspectos, como o fato de a pessoa se sentir feia, se sentir menos inteligente que as outras ou simplesmente por se sentir ignorado ou ser sensível demais.

Para melhorar isso de uma vez por todas, é fundamental que você trabalhe a sua autoestima. Analise quais são as suas grandes qualidades e se dê ao valor. Todo mundo tem capacidade e pode ser um destaque em determinadas áreas, você também. Enfrente o mundo com a cabeça erguida e ciente de que você ainda pode ajudar muitas pessoas, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Mudando a sua própria mente

O cérebro precisa ser trabalhado e precisa de exercícios para que você supere a sua timidez, assim como acontece nos casos em que a pessoa precisa superar um trauma ou uma depressão. Sendo assim, você deve adquirir um novo olhar sobre o mundo para perder aquele medo de se sentir mal nas relações com as outras pessoas.

Pense nas situações em que, costumeiramente, você tem os seus “ataques de timidez” e comece a fazer simulações. Essa é uma atividade simples, mas que pode te ajudar muito a perder a vergonha diante dessas situações. Com o tempo, você irá se acostumar e a sua timidez simplesmente desaparece nesses casos, pois você já está preparado.

Seja autoconfiante

Se você vai a uma entrevista de emprego ou marcou um encontro com alguém que está afim, por exemplo, é essencial que você tenha autoconfiança para não sofrer com a timidez. No caso da entrevista de emprego, você precisa ter em mente que está se candidatando para uma vaga a qual tem competência para oferecer o seu melhor.

Você não precisa mudar quem você é ou se tornar uma pessoa arrogante por ter autoconfiança. No entanto, para perder a vergonha é necessário saber de seu próprio valor e salientar seus aspectos positivos. Mostre ao mundo em que você é bom e não seja tímido ao relatar suas próprias opiniões aos outros.

Por fim, o mais importante é que você se sinta bem o suficiente para superar essa timidez que atrapalha tanto. Faça o que for necessário para isso, como uma mudança de visual ou simplesmente de pensamento.

Pense nisso e viva melhor!

Se este texto foi útil para você compartilhe para que chegue a outras pessoas!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida.

Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.