Como resgatar a motivação após um fracasso

Como resgatar a motivação após um fracasso

Resgatar a motivação após fracassar em um projeto pessoal não é tarefa fácil. As sequelas deixadas pela frustação de ver nosso sonho acabar são muitas e tendem a nos paralisar em relação ao nosso futuro.

Afinal, foram horas e horas de planejamento, muito esforço, muita dedicação e ,provavelmente, todas as suas economias envolvidas naquela empreitada e de uma hora para outra você vê tudo ruir.

Muitos não conseguem suportar esta dura realidade e nunca mais recuperaram a autoconfiança e a motivação para tentar outra vez.  Estas pessoas viveram pelo resto de suas vidas assombradas pelo fracasso.

Por outro lado, há pessoas que mesmo submetidas a essa experiência traumática conseguem erguer a cabeça e partir, mais fortalecido, para uma nova investida. Elas não abrem mão dos seus sonhos porque têm convicção do que desejam.

Se você esta passando por um momento de fracasso, como, infelizmente, tem sido a realidade de muitos brasileiros mergulhados na crise que assola o nosso país, siga as dicas abaixo e resgate a sua motivação para retomar sua jornada a caminho do sucesso.

 

5 Dicas para resgatar a sua motivação

 

1. Faça uma avaliação dos possíveis motivos do fracasso

Faça uma avaliação realista dos possíveis motivos que levaram seu projeto ao fracasso. Para isso, peça a opinião de pessoas que você confie e que tenham conhecimento suficiente para te ajudar a compreender o que deu errado.

Reserve um dia e não mais que isso, para concluir sua avaliação, exceto se a complexidade do projeto não permita que você conclua esta análise em apenas um dia. Fazer a avaliação em apenas um dia vai lhe ajudar a sair o mais rápido possível do cenário de fracasso.

Tome nota de todas as lições extraídas desta avaliação e entenda que o que você aprendeu mesmo sendo com o fracasso é o seu lucro. O que quero dizer com isso é que apesar do empreendimento ter fracasso você acabou aprendendo o que não fazer para que na próxima vez consiga acertar.

Pode parecer ingênuo de minha parte, afirmar que apesar do seu fracasso ficou o lucro; que são as lições aprendidas. No entanto, reafirmo a minha convicção de que existe sim um lucro a ser considerado, afinal o conhecimento custa muito caro e há lições que não têm preço.

 

2. Perdoe-se

Independente da sua participação ou culpa no fracasso do empreendimento, perdoe-se. Não há julgamento capaz de aplicar pena maior de que o julgamento promovido pro você mesmo.

Seja humilde para compreender que os erros fazem parte da nossa evolução, afinal somos humanos. Não seja severo demais consigo mesmo.

Cuide da sua autoestima. Para saber como cuidar da sua autoestima leia o nosso artigo – 10 exercícios para elevar sua autoestima

 

3. Procure aumentar sua qualificação

Aumentar sua qualificação pessoal vai ajudar a aumentar sua autoconfiança.

Nos dias de hoje, com a popularização da internet, existem varias formas de buscar conhecimento, quer seja através de materiais publicadas em sites, ebooks, vídeo aulas, entre outras. Como sugestão, gosto de indicar estes cursos online, pela qualidade e pelo baixo custo. Para conhecer os cursos clique aqui.

Pessoas autoconfiantes são pessoas mais motivadas.

 

4. Cultive seus sonhos

Todas as grandes realizações humanas são frutos do sonho de alguém. Cultive seus sonhos até que eles se tornem realidade.

Os sonhos nos mantem motivados,  eles funcionam como combustível nos impulsionando em direção a nossos objetivos.

“Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira. Mas já tantos sonhos se realizaram que não temos direito de duvidar de nenhum”.  (Monteiro Lobato)

 

5. Faça novos planejamentos

Trabalhe um novo projeto. Comece a planejar uma nova etapa para a sua vida, faça um planejamento detalhado das etapas que você terá que percorrer, independente, se este projeto será implementado agora , a médio ou a longo prazo.

Quando você estiver envolvido em um novo projeto, conhecendo os motivos do fracasso anterior, livre da culpa, por ter perdoado a si mesmo e mais qualificado, seguramente sua motivação vai estar em níveis ideais para retomar sua trajetória.

Pense nisso e viva melhor!

Se você achou estas dicas úteis compartilhe com seus amigos e me ajude a levá-las ao maior número de pessoas possíveis.

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta