Como não perder a motivação em tempos de crise

Como não perder a motivação em tempos de crise

Em tempos de crise é comum perdemos a motivação e isso se deve ao aumento de pressão no trabalho, desemprego, diminuição da renda familiar, maior endividamento, falta de perspectiva em alcançar objetivos pessoais e profissionais, entre outros.

Esse cenário traz consigo o aumento da instabilidade profissional e como se isso não bastasse, as relações familiares tendem a ficar estremecidas, quer seja pelas questões finanças, quer pelo estresse do dia a dia.

No entanto, só há dois caminhos a seguir: o primeiro é se deixar levar pelas circunstâncias é tentar suportar toda esta carga negativa produzida pela crise e mergulhar no pessimismo e o outro e buscar alternativas para não perder a motivação e enfrentar a crise de frente.

Se você é dos que preferem buscar motivação frente à crise leia este texto até o final e descubra como manter a motivação nesse momento de crise, vejamos:

Cuide mais da sua saúde.

Cuidar da saúde é crucial para o nosso bem estar e em momentos de crise nosso organismo se expõe a um aumento de  estresse que consequentemente acarreta sensação de cansaço e desanimo, sem é claro esquecer do aumento do risco de doenças cardiovasculares, entre outras.

Por isso, cuidar mais da sua saúde ajuda a manter a motivação.

Seja realista com você, com seus liderados e com sua família sem perder otimismo.

Seja realista não tente mascarar a crise, procure entender o tamanho real da crise e como ela ira lhe afetar e divida esta informação com seus liderados e familiares.

No entanto, aja com otimismo, mostrando a eles que há saídas para a crise, e com isso, você terá legitimidade para contar com a colaboração de todos.

Procure alternativas de lazer para desfrutar com as pessoas que você ama.

Os momentos de lazer com a família fortalecem os lanços e ajudam a suportar melhor os momentos de crise. Desfrutar da companhia das pessoas que amamos ajuda a recarregar nossas energias para enfrentar as tensões do dia a dia.

Talvez você esteja se privando destes momentos por questão de economia, portanto, lembre-se que há muita coisa legal para fazer gastando pouco dinheiro, como é o caso, por exemplo, dos passeios a parques e praças publicas, museus e teatros alternativos,  etc. Pesquise na sua cidade e você vai se surpreender com a diversão que é possível se ter gastando muito pouco.

Seja mais criativo e aprenda a improvisar.

Criatividade é ingrediente indispensável, principalmente em tempos de crise. Não é!

Analise comigo. Para fazer um bolo você poderá seguir fielmente determinada receita ou usar a criatividade e substituir alguns ingredientes prescritos na receita ou quem sabe até mesmo suprimi-los e ao final você ainda terá um bolo independente das modificações realizadas.

Claro, que alguns ingredientes não poderão ser substituídos, muito menos retirados da receita. No entanto, o quero dizer é que com criatividade e improviso você poderá fazer mais com menos ou no mínimo gastar menos e atingir o mesmo resultado.

Planeje melhor suas finanças.

Aqui a dica é muito simples. Não estou sugerindo a utilização de planilhas eletrônicas, muitas vezes complexas, simplesmente sugiro papel, caneta e as quatro operações matemáticas. Porém quem tiver acesso a planilhas financeiras e dominar o seu uso ótimo, só não vale deixar de planejar por não tê-las.

Explico: uma forma simples de entender e planejar melhor suas finanças é elencar despesas e receitas e analisar se é possível cobrir as despesas com a sua receita.

Caso a receita não seja suficiente, só lhe restam duas alternativas; uma é buscar outras fontes de receita a outra cortar despesas. Simples assim, para isso use criatividade e improviso.

Fuja de pessoas pessimistas.

Pessoas pessimistas vivem lamentado de tudo,  para elas há crise é constante, independente do cenário.

Por isso,   evite sempre que possível o convívio com pessoas assim, simplesmente porque você corre o sério risco de passar a enxergar a vida com o mesmo pessimismo que elas enxergam.

Afinal diz o ditado: “água mole em pedra dura tanto patê até que fura”.

Pense nisso e viva melhor.
Se este texto te ajudou compartilhe-o com seus amigos.
Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta