A Base da Motivação

A Base da Motivação

Hoje em dia muito se fala em motivação. São investidos anualmente milhares de reais em treinamento, livros e materiais que dêem uma despertada e um empurrão nas pessoas.

Você consegue! Supere-se! Não desista! São frases realmente necessárias e poderosas que podem sim fazer a diferença entre um perdedor e um vencedor.

Agora, achar que alguém pode se dar bem profissionalmente somente por estar motivado acho meio arriscado.

Explico melhor: Imagine eu Daniel, com meus 115 quilinhos, altamente motivado para correr uma corridinha de uns 20 Km. Estou realmente motivado. Quando estou na linha de largada olho para os lados e vejo minha família orgulhosa pelo simples fato de eu estar disputando essa corrida, já posso me imaginar cruzando a linha de chegada, os aplausos e a agitação.

Olhando mais atentamente percebo a grande figura que ganhou uma medalha de bronze na Olimpíada de 2004 Vanderlei Cordeiro de Lima, aquele famoso por ter sido agarrado durante a corrida.

Dado o tiro inicial, sem titubear, corro feito louco. É verdade que a correria não dura mais que 3 minutos. Estou exausto, o cansaço vai aumentando e a motivação diminuindo. Achei que era mais fácil. Logo, dezenas, e porque não, centenas de magrinhos começam a passar na minha frente. Minha motivação inicial deu lugar a uma simples realidade: não conseguirei chegar somente por acreditar que chego. Precisaria ter treinado mais.

Minha motivação se desfaz como um frágil castelo de areia pisoteado por um garoto na praia.

Mas afinal o que houve de errado? Foi culpa do treinamento motivacional? Os livros teriam sido muito ruins? Não estava motivado o suficiente? Não creio. Os livros e o treinamento foram excelentes e realmente estava motivado. O que faltou na verdade foi a base da motivação, o alicerce, o fundamento e isto se chama: conhecimento, prática, treinamento, enfim habilidade. E são essas coisas que realimentam a motivação numa pessoa. Fazem com que a motivação dure mais e não se frustre diante da realidade que me diz: Não amigo, com 115kg não vai dar!

Isto não significa que motivação não seja importante. Ela é. É ela que me faz acreditar e por acreditar, me preparar mais.

Alguns argumentariam: de que adianta treinamento motivacional se a motivação não dura para sempre? É o mesmo que falar: de que adianta almoçar se amanhã tenho que comer de novo? Outra coisa: o que dura para sempre? Talvez muitas poucas coisas.

Agora o que é essencial é que esta motivação me leve ao aperfeiçoamento como pessoa e profissional. Faça-me preparar melhor para ter mais chances de chegar ao tão sonhado pódio e a realizar conquistas na minha vida.

Ninguém constrói uma casa sem uma boa fundação porque corre o risco de nos primeiros vendavais a casa desmoronar. Quem sabe o que lhe falta não é a motivação, mas sim a base dela?

Autor: Daniel Godri Junior

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta