Aprenda a lidar com as críticas

Aprenda a lidar com as críticas

1. Se alguém lhe criticar, acolha a crítica. Se ela tiver fundamento, aceite-a. Se a crítica vier de inveja, frustração ou raiva, é bom praticar a indiferença. Não perca sua compostura.

2. Se alguém te criticar e você rebater, o criticando de volta, a corrente continua. Ao invés disso, agradeça-o por suas palavras e veja o que acontece. No dia em que você baixar sua guarda, a outra pessoa não saberá como reagir.

3. Se alguém estiver te fazendo uma crítica construtiva, receba-a! Essa pessoa está arriscando perder sua amizade te fazendo uma crítica.

4. Não defenda seus erros. Aceite-os e siga em frente. Quando você estiver totalmente indefeso, aí é que vai estar forte.

5. Toda vez que você enfrentar uma crítica, saiba que você é vasto como o oceano e pode receber qualquer coisa. Quando você se sente pequeno, você não consegue receber uma crítica. Quando você se sente muito grande, você pensa “eu sou muito maior do que essa crítica, deixe-me recebê-la”.

6. Saiba que as pessoas estão no mundo para te ajudar. Não veja as pessoas como inimigos. O tolo olha para o mundo e o vê cheio de pessoas hostis. O sábio olha para o mundo e o vê cheio de amigos, e pensa que as pessoas estão lá pra o ajudar.

7. Sorria não só para elogios, mas para críticas também. Uma pessoa de paciência e coragem verdadeiras, é aquela que reage a qualquer insulto ou crítica com um sorriso inabalável. Críticas injustas também devem ser recebidas com um sorriso. No começo, você deve se sentir muito desconfortável, mas vai acontecer uma mudança em você, com a qual você se sentirá muito surpreso.

8. Responda as críticas com humor e sabedoria. Se você se irrita quando alguém te provoca, isso não é um comportamento inteligente. O sinal de inteligência é transformar uma situação desagradável em uma agradável. Aquele que busca satisfação mesmo em uma situação desagradável ou desfavorável é uma pessoa verdadeiramente inteligente.

9. Se alguém estiver falando negativamente de você, eles estão despejando lixo. Você não teve pegar seu saco e recolher o lixo. Quando alguém estiver despejando lixo, apenas se afaste de lá. Não receba o lixo.

10. Seja capaz de fazer críticas construtivas com uma mente feliz e calma, e de receber críticas construtivas com a mesma mente. Isso vai transformar seu ego.

11. Se alguém em algum lugar humilhar você, saiba que é somente um plano pra te suavizar. É uma benção.

(Texto Original: Sri Sri Ravi Shankar, líder humanitário, mestre espiritual e embaixador da paz. Sua visão de uma sociedade livre de estresse e de violência uniu milhões de pessoas em todo o mundo por meio de projetos de serviço social e dos cursos da Arte de Viver.)

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM

Não há comentários

Deixe uma resposta