9 dicas para lidar com erros (os seus e os dos outros)

9 dicas para lidar com erros (os seus e os dos outros)

Espontaneidade é o sinal de uma vida vibrante, e você não pode ser espontâneo se você está remoendo seus erros. Quando você é espontâneo, você não mastiga o passado. Você não fica remoendo seus erros ou os dos outros. Você deve se lembrar – não só os tolos cometem erros, os sábios também cometem erros.

Aqui estão 9 perspectivas que podem ajudá-lo a enfrentar seus erros e seguir em frente:
  1. Errar é humano. Não sente-se e fique remoendo seus erros ou os erros de outra pessoa. Se alguém cometeu um erro, perdoe e esqueça. Se você cometeu um erro, peça perdão e siga em frente. Não fique preso. Sinta-se livre.
  1. Quando você remoe os erros dos outros, você fica com raiva. Quando você mastiga seus próprios erros, você se sente culpado e se afoga em sua própria depressão. Ambos não são bons.
  1. Erros simplesmente acontecem por causa da falta de consciência. Uma vez que a consciência desperta em você, então você percebe que você cometeu um erro por ignorância. Ao perceber isso, você sai do erro e se torna inocente mais uma vez. Contanto que você não o repita, tudo fica bem.
  1. Todo mundo aprende com os próprios erros, mas os inteligentes aprendem com os erros dos outros também, e evitam cometê-los em sua vida. Se você tem um intelecto afiado, então você não vai repetir o erro que outra pessoa tem cometido, caso contrário, todos cometem o mesmo erro e passam pelas mesmas provações.
  1. Fique no momento presente. Esta é a melhor maneira de se comportar para superar o passado. Cavar o seu passado e depois ficar reclamando ou dando explicações é estupidez.
  1. Assuma responsabilidade pelo erro. Uma vez que você aceita o erro e toma algumas medidas corretivas, então você encontrará paz. Mas se você rejeitar o erro e agir como se você não o tivesse cometido, então ele começará a alfinetar você por dentro.
  1. Pessoas ignorantes ao seu redor podem lembrá-lo de seus erros, mas você deve ter compaixão por eles, em vez de sentir-se magoado ou zangado. Pense assim – “Oh, eles ainda estão presos no passado e não sabem que eu sou uma pessoa totalmente diferente agora. Eu mudei”. Você deve desenvolver esta fé em si mesmo. Não há necessidade de cair em auto-piedade.
  1. Há algumas pessoas que acreditam que estão sempre certas, e assim elas não aprendem nada com suas experiências e repetem os mesmos erros. Há também pessoas que pensam que estão sempre erradas. Ambas atitudes não são boas. Você deve tomar o caminho do meio. Aprenda com os erros cometidos e vá adiante com a convicção de que Deus está do nosso lado e não me permitirá que falhemos.
  2. Se a sua intenção está ou estava correta, então isso é tudo que importa.

(Texto publicado no Site: Sabedoria do Sri Sri)

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta