4 Grandes ensinamentos do Dalai Lama

4 Grandes ensinamentos do Dalai Lama

FILE PHOTO: Tibetan spiritual leader the Dalai Lama watches a dance performance on the last day of his teachings in Tawang in the northeastern Indian state of Arunchal Pradesh November 11, 2009. REUTERS/Adnan Abidi/File Photo
Viva com a mente livre e o coração aberto

A meditação seria a chave para superar emoções destrutivas como medo e raiva — uma espécie de higiene emocional diária. E então, essa clareza seria usada para ajudar as pessoas ao nosso redor. “Cada um tem uma maneira de agir, mas todos nós precisamos agir agora para criar uma força pelo bem”.

 

Pratique a compaixão universal

Compaixão para qualquer um, em qualquer lugar. Nossa capacidade de pensar e de nos comportar gentilmente existe em nossa constituição biológica e pode desempenhar um papel importante em nossas vidas. “Cultivar a compaixão é o antídoto para o estresse e ansiedade do mundo moderno”.

 

Levante-se contra as injustiças

Ser compassivo não tem nada a ver com ser passivo. Os três pilares de uma “sociedade equitativa”, segundo o Dalai Lama, incluem equidade, transparência e prestação de contas — valores que requerem ação quando se lida com injustiça. Não se faz mudança só com solidariedade: é preciso falar, oferecer ajuda útil e procurar a raiz da corrupção para transformá-la.

 

Aja em prol da Humanidade

Para fazer o bem social, pessoas e empresas devem considerar o bem-estar de todos os cidadãos do mundo, e não apenas um pequeno grupo de interessados. É preciso reformular o modo como percebemos os lucros, riqueza e sucesso para incluir esse senso de altruísmo global.

(Dalai Lama)

Pense nisso e viva melhor!

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais!

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

Não há comentários

Deixe uma resposta