10 coisas que impedem sua promoção no trabalho e como superá-las

10 coisas que impedem sua promoção no trabalho e como superá-las

De repente, aquele empregado com menos tempo de trabalho na empresa que você, recebe aquela promoção que você tanto almejou e ai você fica se perguntando por que ele e não eu?

Para esta pergunta não há uma resposta objetiva, porque cada empresa tem seus próprios critérios e métodos para avaliar seus colaboradores.

Apesar disso, podemos elencar algumas posturas e comportamentos que diminuem suas chances de ser promovido no trabalho.

Se você pretende eliminar fatores que estão impedindo sua promoção no trabalho, leia com atenção e siga as dicas seguintes:

 

10 coisas que impedem sua promoção no trabalho

 

1. Apresentação pessoal (aparência)

Não cuidar da aparência é um dos fatores que impedem o seu crescimento profissional. Pessoas que não cuidam da sua higiene pessoal, que não usam vestimentas adequadas ao tipo de trabalho que desenvolve acabam passando uma imagem de pessoa desleixada para seus colegas, clientes e superiores.

Imagine você receber um cliente muito importante para sua empresa, com uma aparência não condizente com o cargo que você ocupa. Algumas pessoas acreditam que a aparência não conta, mas, elas estão enganadas a aparência conta sim. Claro que ela não é o único fator decisivo, no entanto tem sua importância.

Como resolver: Cuidar da higiene pessoal é obrigação de todos.  Mantenha a barba feita, unhas limpas, cabelos cortados e penteados, use roupas limpas e bem passadas. Incorpore estes hábitos ao seu cotidiano.

Quanto à vestimenta o importante é usar o bom senso. Não seja muito formal se o seu cargo não exige tal formalidade, nem seja muito despojado, quando for necessário ser formal. Quanto às mulheres, o cuidado deve ser também, com roupas muito justas, curtas e com os decotes.

 

2. Comunicação

Comunicar significa compartilhar, tornar comum. O ser humano compartilha seus sentimentos, pensamentos, ideias e emoções por meio da comunicação. Por isso, podemos afirmar que a maior parte dos problemas das empresas está relacionada à comunicação ineficiente.

Quem não tem uma boa comunicação verbal e escrita tem menos chance de receber uma promoção, justamente pelos problemas que a falta de uma boa comunicação costuma causar.

Como resolver: Procure ouvir mais, preste atenção na linguagem corporal, fale com clareza, se certifique que a mensagem foi compreendida, use uma linguagem simples e pergunte quando houver duvidas. Estas são apenas algumas dicas para melhor sua comunicação.

 

3. Baixa qualificação

Não adianta almejar uma promoção se você não possui o conhecimento técnico exigido para tal. Além disso, devemos ter em mente que o aprendizado é algo continuo e quem não estiver inserido em um processo permanente de aprendizado, terá muita dificuldade de ascender na vida, principalmente, nos dias atuais, onde o conhecimento se torna obsoleto tão rapidamente.

Como resolver: Procure fazer cursos de qualificação profissional para superar este obstáculo. Uma boa alternativa é fazer cursos rápidos presenciais ou online dentro da sua área de atuação. CLIQUE AQUI E CONHEÇA ALGUMAS ALTERNATIVAS BONS CURSOS.

 

4. Indiferença aos valores da empresa

Não saber respeitar os valores da sua empresa e não acatar suas normas de conduta é prejudicial a sua carreira profissional. Esta atitude demonstra uma falta de comprometimento e pessoas descomprometidas têm poucas chances de ascensão no trabalho.

Como resolver: Busque entender a missão e os valores defendidos pela empresa que você trabalha e oriente suas ações com base neles.

 

5. Baixa autoestima

A baixa autoestima, entre outras coisas, gera falta de autoconfiança. Se você mesmo não acredita na sua capacidade, não espere que os outros acreditem.

Como resolver:  Procure assumir comportamentos que possam elevar sua autoestima. Leia o nosso artigo  – 10 exercícios par elevar sua autoestima.

 

6. Excesso de Bondade

Se você é aquele empregado considerado “o bonzinho”,  que sempre esta dizendo sim para os colegas e para os chefes, que nunca discorda de nada, nunca sugere nada, que está sempre pronto a fazer o que lhe pedem, independente da sua vontade, tenha certeza que você vai continuar por muito tempo no mesmo cargo que ocupa hoje.

É que este tipo de empregado é o que todo chefe deseja, porque ele está sempre sacrificando sua carreira para beneficiar os outros. Portanto, ele sempre será útil justamente onde ele estar.

Como resolver: Comece a demonstrar sua opinião, diga não quando necessário, assuma apenas o que for sua obrigação. Deixe claro, seus objetivos dentro da empresa.

 

7. Baixo rendimento

Pessoas que não produzem abaixo do esperado pela empresa, que vivem mergulhadas em tarefas atrasadas, que sempre estão protelando suas tarefas, tem pouca chance de se destacar na empresa e consequentemente de receber uma promoção.

Como resolver: Melhore sua produtividade, procurando focar naquilo que realmente importante. Para saber mais sobre aumentar a produtividade leia o nosso artigo – 10 dica simples para aumentar sua produtividade no trabalho.

 

8. Falta de liderança

Quem não exerce a liderança não vai muito longe quando o assunto e promoção no trabalho. Pessoas que não têm capacidade de liderar dificilmente exercerão cargos elevados.

Como resolver: Mostre que você pode exercer a liderança. Para isso, você tem que desenvover qualidades como: comprometimento, confiança, saber ouvir, saber delegar, motivação, foco, saber planejar, etc.

 

9. Falta de humildade

Ser humilde é reconhecer nossas limitações e entender que há outras pessoas com um saber maior do que o nosso. Ninguém gosta dos orgulhosos, dos egoístas, daqueles que guardam o conhecimento e outras coisas para si ou daqueles que se acham os “melhores” ou os “especialistas” no trabalho.

Como resolver: Procure agir com humildade, entenda que por maior que seja os seus conhecimentos, eles não fazem de você uma pessoa melhor que as outras.

 

10. Falta de ética

Não adianta ter todos os valores citados acima, mas não ter uma conduta ética em sua vida pessoal e profissional.

Imagine alguém com boa aparência, boa comunicação, competente, com boa liderança, porém, corrupta, mentirosa, desonesta. Essa pessoa, certamente, terá como futuro na empresa a demissão e não uma promoção.

Como resolver:  Procure agir com ética, respeitando as normas, as leis, os bons costumes e os direitos dos outros. Assim, você estará aumentando suas chances de seguir carreira na empresa que você trabalha.

Se você quer ter mais foco para se desenvolver, estudar, aprender algum idioma, realizar e concluir projetos, realizar as metas/objetivos, melhorar resultados profissionais e dos negócios, ter independência financeira, começar um negócio próprio ou fazer o atual crescer, ter mais clientes, crescer profissionalmente ou fazer uma transição de carreira, CLIQUE AQUI E CONHEÇA O PODER DO FOCO!

Pense nisso e viva melhor!

Se estas dicas foram úteis para você compartilhe nas redes sociais e me ajude a levá-las para ajudar outras pessoas.

Sou autor do site Motivação e Foco, consultor comportamental, apaixonado por gente e pela vida. Quero trocar experiências e conhecimento com você, deixe seu comentário, envie um e-mail e me siga nas redes sociais.

1 COMMENT

  1. Gostei da matéria, algo que tem incrementado o nosso conhecimento, Gostaria de mais matéria como essa. Convido você a visualizar o meu blog.

Deixe uma resposta